Edição 2022 - 2023.
Direcione seus próximos passos de carreira e as estratégias da área de Produto da sua empresa com este raio-x que conta com mais de 2000 respondentes.
Confira alguns dos principais achados deste estudo sobre o ecossistema de Tecnologia e Produto no Brasil, com mais de 2.000 respondentes!
Pessoas de Produto passaram a ganhar mais em 2022
Aumento de quase 20% na média salarial ponderada
Lideranças estão ganhando mais, principalmente os homens
Trabalho remoto se consolida como predominante
23% das pessoas trocaram de empresa por conta da liderança
76,9% das pessoas fizeram 1 ou mais entrevistas nos últimos 6 meses
Skills de liderança e Analytics são as mais desejadas
Product Marketing ainda não é foco na maioria das empresas
A proporção PM: Devs reforça a falta de padrão no mercado
Realizada entre agosto e setembro de 2022, a pesquisa foi distribuída entre os maiores grupos e principais comunidades de Produto do país, atingindo um quórum recorde de 2.032 respostas, demonstrando também o crescimento da comunidade e de interesse em assuntos do mercado de Product Management. O Panorama é lançado neste segundo semestre como o intuito de direcionar as tendências para 2023.
O objetivo desta pesquisa é trazer mais pluralidade sobre o mercado, e não apenas informações sobre a carreira de Product Managers e Product Owners. Por essa razão, constam respostas de profissionais em posições operacionais, como Business Analysts, e também de lideranças de Produto, como CPOs e VPs, além de UX, Agilistas e Desenvolvedores.
Somos a escola referência e especializada na educação em produtos digitais no país.
Fundada em 2018, a PM3 desde então tem gerado impacto positivo na comunidade de Product Management no Brasil, ao desenvolver cursos com conteúdos aprofundados que ensinam como conectar a necessidade do negócio com a dos usuários.
Quando dizemos que somos especialistas na área, é porque somos mesmo. Todos os nossos conteúdos são totalmente focados em Produto: Product Management, Product Discovery, Product Growth, Product Marketing, Product Analytics e Product Leadership.
Todas as aulas são ministradas por profissionais reconhecidos, que “vivem Produto” em big techs do mercado, e compartilham cases reais com os erros e acertos aprendidos.
Nossos cursos são 100% online e on demand, para que nossos alunos e alunas estudem no ritmo que preferirem. Quem deseja ir além das aulas gravadas também pode participar das nossas atividades ao vivo, com mentorias em grupo, workshops, grupos de estudos e outros eventos que realizamos.
conhecerParticipe gratuitamente da Masterclass e aprenda, com um case real, a montar e escalar um time de produto!