check

CPM - Avaliação - Avaliação Final

Essa é a avaliação final do curso e por isso ela engloba conceitos de todos os módulos. 
Então,se concentre, separe um tempo para fazer essa avaliação e lembre-se que para ser aprovado e conquistar seu certificado você precisa de um aproveitamento acima de 80%!

Boa sorte!! 

Clique no botão abaixo para iniciar

Começar

Questão 1 de 14

É correto afirmar que um time de desenvolvimento de produtos é composto por:

A

Desenvolvedores de software

B

Desenvolvedores de software e designers de experiência do usuário

C

Desenvolvedores de software, designers de experiência do usuário e gestores de produto

D

Designers de experiência do usuário e gestores de produtos

E

Nenhuma das alternativas anteriores está correta

Questão 2 de 14

O que é cultura organizacional e como ela impacta o produto?

A

É a maneira como as pessoas da empresa se comportam, mas isso não impacta a qualidade do produto.

B

É a maneira como as pessoas da empresa respondem a diferentes situações e tem impacto direto na qualidade do produto.

C

São os diferentes idiomas que se falam na empresa e é importante especialmente para produtos de alcance global.

D

É a forma como as pessoas falam e escrevem e tem impacto não no produto, mas sim na comunicação que a empresa faz sobre o produto.

E

Nenhuma das alternativas anteriores está correta

Questão 3 de 14

Qual a soma de fatores que leva ao Product market fit?

A

Necessidades do usuário, soluções do produto e bons profissionais.

B

Visão correta, soluções do produto e execução consistente.

C

Necessidades do usuário, soluções do produto e um grande investimento em MKT

D

Necessidades do usuário, soluções do produto e execução consistente

E

Nenhuma das alternativas anteriores está correta

Questão 4 de 14

Sobre tentar fazer um roadmap de longo prazo é incorreto afirmar que

A

O investimento de tempo para ter um roadmap detalhado e preciso é grande demais

B

O time normalmente espera ter uma definição muito clara sobre tudo que será implementado no longo prazo

C

Ao definir as tarefas no longo prazo hoje você não poderá incorporar na estratégia aprendizados e mudanças de cenário

D

No longo prazo é melhor priorizar e entender os problemas a serem resolvidos e não as funcionalidades que serão implementadas

E

Todas as alternatvias estão incorretas

Questão 5 de 14

Complete corretamente a frase: Quando se trata de priorização ________.

A

Não há maneira certa ou errada e você pode confiar na sua intuição

B

Você pode misturar a sua intuição com algum framework de priorização

C

Você deve entender bem o mercado, colher dados, conversar com usuários e utilizar um framework de priorização para priorizar algo

D

Você prioriza a funcionalidade que os stakeholders estão querendo

E

Nenhuma das alternativas anteriores está correta

Questão 6 de 14

Como gerente de produto, você se preocupa com o risco porque

A

Você precisa mitigar ele para ser mais efetivo

B

Quanto maior o risco, maior a quantidade de recursos potencialmente desperdiçados com zero benefício

C

Você não deve se preocupar muito com riscos porque "com grandes riscos surgem grandes recompensas"

D

Para que a minha empresa me enxergue como alguém que sempre acerta

E

Nenhuma das alternativas anteriores está correta

Questão 7 de 14

Sobre a participação das pessoas na Release Planning é correto afirmar que:

A

É sempre recomendado deixar clientes internos e externos de fora dessa reunião, pois eles podem querer mudar todo o planejamento

B

É importante que participem todas as pessoas envolvidas em produzir e aceitar o que será entregue

C

Quando o responsável pelo produto fez um bom trabalho em comunicar visão e estratégia, ele sequer precisa estar presente na Release Planning.

D

A Release Planning deve ser uma reunião de participação presencial, pois isso impacta no comprometimento dos responsáveis pela entrega.

E

Pessoas de outras áreas, quando convidadas, devem participar apenas como ouvintes

Questão 8 de 14

Mesmo não havendo jeito “certo” ou “errado” de planejar uma Release, é comum ouvir três afirmações sobre releases com maior tempo de duração:

 

(1) será mais rápido para você validar hipóteses e aprender com elas;

(2) será mais fácil entregar tudo que foi prometido, pois terá mais tempo para recuperar eventuais atrasos;

(3) o time trabalhará mais rapidamente pois terá menos reuniões e interrupções.

 

Sobre estas afirmativas é correto afirmar que:

A

A afirmativa 3 está correta e as outras estão incorretas.

B

As afirmativas 1 e 3 estão erradas. A afirmativa 2 parece correta mas na prática, não é assim que acontece, pois Releases mais longas geralmente têm mais incerteza e tendem a não serem entregues em sua totalidade.

C

As afirmativas 2 e 3 estão erradas e a afirmativa 1 não tem relação com o tamanho da Release.

D

A afirmativa 1 está certa, a afirmativa 2 está errada e a afirmativa 3 não tem relação com o tamanho da Release.

E

Nenhuma das afirmativas tem relação direta com o tamanho da Release, portanto não se pode dizer que estão certas ou erradas.

Questão 9 de 14

É incorreto afirmar que:

A

Curvas week over week explicitam variações anulando o efeito da sazonalidade semanal conhecida

B

Sazonalidade é um tipo de padrão no tempo.

C

Uma métrica que não se altera gera uma curva de comportamento monótono.

D

O crescimento de uma métrica em apenas um ponto no tempo é suficiente para caracterizar uma tendência

E

Nenhuma das alternativas está incorreta

Questão 10 de 14

Qual dos elementos abaixo não afetam a usabilidade de um produto digital?

A

A consistência da comunicação visual e textual do produto

B

O feedback para cada ação realizada pelo usuário

C

O mapeamento correto de iconografia com significado

D

A utilização de elementos coerentes com o que outros produtos digitais utilizam para que os usuários se sintam familiarizados por reconherem determinados padrões.

E

Todos os elementos citados afetam a usabilidade de um produto digital

Questão 11 de 14

Qual das fontes de dado abaixo é desnecessária para desenhar uma jornada de cliente

A

Entrevistas com clientes

B

Dados de engajamento com o produto

C

Entrevistas com especialistas no mercado em que seu produto está

D

Dados de abrangência de uso do produto

E

Crescimento econômico do país no período de vida do cliente

Questão 12 de 14

Qual dos Key Results a seguir estaria mais ligado a uma equipe responsável pelo onboarding do produto

A

Aumentar a recorrência de uso da funcionalidade X em 25%.

B

Reduzir o churn de receita em 10%.

C

Aumentar para 90% a quantidade de novos usuários atingindo um Primeiro Valor em menos de 15 dias

D

Entregar 100% da nova funcionalidade de envio de SMS.

E

Reduzir em 70% o tempo médio necessário para recuperar a senha em caso de esquecimento.

Questão 13 de 14

Após estudar um problema específico da sua base de clientes, inclusive realizando um experimento em produção para uma parcela de usuários, você e seu time se sentem seguros de que entenderam o caminho a ser seguido.

 

Nesse contexto, qual seria a melhor forma de especificar os requerimentos de uma primeira versão de solução?

 

A

Definindo histórias de trabalho (job stories).

B

Mapeando as histórias de usuário.

C

Elaborando um protótipo de baixa fidelidade e começando a iterar em cima dele.

D

Redigindo o PRD - Product Requirements Document

E

Com essas informações, não é possível escolher a melhor forma. Usaria a que me sinto mais à vontade.

Questão 14 de 14

Sobre iniciativas válidas para conquistar buy-in de stakeholders externos é correto considerar:

A

Conselho de produto, Comunidade de usuários, “Voz do cliente” e ferramentas de co-criação.

B

Participação na criação do Press Release, convite para participação de Beta e “Voz do cliente”.

C

Convite para participar de Testes de Usabilidade, participação na Release Planning e sentar junto com o time por uma semana.

D

Co-criação do Press Release, Comunidade de usuários e “Voz do cliente”.

E

Lançamento de novas funcionalidades, Conselho de produto e participação em brainstorming.

Confirme e envie